Cisto Sinovial

Rui Ferreira - Mauri Cortez

O Que é:

É a tumoração mais frequente no punho e na mão, localizado perto de um tendão. As localizações mais comuns são: no dorso da mão, na face palmar do punho, na base dos dedos e na face dorsal da articulação distal dos dedos. Alguns causam dor, outros não. Podem aumentarem e diminuírem de volume espontaneamente. Em principio não são cancerosos. Os cistos dorsais são mais comuns nas mulheres da 2ª a 4ª décadas e os palmares nas 5ª e 6ª décadas. São incomuns em crianças e não há predisposição social ou ocupacional.



O Que Causa

A causa é incerta, assim como o nome é contestado pois um “cisto” deveria produzir alguma substância e as células dos cistos sinovial não são produtoras de nenhuma substância. Há uma teoria que seria uma hérnia articular.

Sinais e Sintomas

Alguns cistos podem apresentarem com sintomatologia dolorosa, às vezes por compressão de estrutura nervosa, principalmente os localizados no 4º túnel dos extensores.

Diagnóstico

A simples inspecção e palpação. A Ultra Sonografia - US e ou a Ressonância Nuclear Magnética - RNM são meios auxiliares de diagnóstico, mostrando toda sua extensão..

Tratamento

A indicação de tratamento cirúrgico inclui os sintomas de dor, fraqueza, compressão nervosa e deformidade estética. São citados alguns métodos não cirúrgicos: ruptura manual, aspiração e infiltração com corticóide e agentes esclerosantes, porém o índice de recindiva é , muito grande. O tratamento cirúrgico conta atualmente com o método tradicional aberto e o artroscóspico. A vantagem do método artroscópico, indicado principalmente para os cistos dorsais, é principalmente a cirurgia minimamente invasiva com duas ou três incisões puntiformes e a volta às atividades do dia a dia e ao trabalho mais precoces. Nas duas técnicas 15% é de o índice de recindiva.