Artrite do Polegar - RIZARTROSE do Polegar

Rui Ferreira - Mauri Cortez

O Que é:

A inflamação da articulação da base do polegar é chamada de RIZARTROSE pois são encontrados grãos semelhantes ao de arroz, RIZ em Francês, daí o nome. Foi o cirurgião Francês, Forestier, em 1939, que descreveu esta doença. Essa articulação, também chamada de articulação trapezo-metacarpiana do polegar, tem o formato de uma sela, proporcionando ao polegar um grande raio de movimento.

O Que Causa

Inicia na 4ª década e é mais comum em mulheres 90% dos casos e a causa muitas vezes é desconhecida. Há estudos que mostra a grande predominância em mulheres histerectomizadas.

Sinais e Sintomas

Dor aguda na base do polegar que piora com o trabalho ou uso da mão em tarefas do uso diário como abrir portas, vidros e pinças com o polegar. Com a progressão da doença o paciente começa a sentir dor mesmo em repouso. Uma modificação da forma começa a ocorrer, com o polegar tomando a forma de um Z”. Nessa fase há uma perda marcante da função do polegar com uma diminuição do espaço entre o polegar e o indicador.

Diagnóstico

O aspecto do polegar é com RIZARTROSE é bastante caracteristico. Aumento de volume da articulação trapezo metacarpiana do polegar, deformidade em “Z” e crepitação nos movimentos de torção do polegar. Um RX mostra a deformidade do osso trapézio que foi classificado em 4 tipos por EATON.

Tratamento

Nos casos menos severos, uma órtese que imobiliza apenas a base do polegar, aliviará as dores do paciente, juntamente com medicações específicas e procedimentos de fisioterapia.



Nos casos mais avançados, várias técnicas cirúrgicas são utilizadas: remoção do osso artrítico com ou sem reconstrução ligamentar, artroplastias ou artrodeses. Na consulta, o especialista discutirá com o paciente os pormenores, prós e contras de cada técnica.